O que é a potência contratada?

 

Se é cliente Iberdrola e analisa detalhadamente os dados da sua fatura de luz, já se terá deparado com a potência contratada - um valor que se paga independentemente do consumo realizado mensalmente.

A potência contratada é a quantidade máxima de energia disponível para ser utilizada na nossa casa ou na nossa empresa num determinado momento. Em função desta potência, poderão estar ligados mais ou menos dispositivos à rede elétrica, sem risco de uma subida de tensão ou sobrecarga.

 

Que potência contratar?

É muito importante calcular que potência de luz contratar para poder aproveitar ao máximo a energia, e utilizá-la da maneira mais eficiente. Há uma série de fatores que devem ser tidos em conta para que consigamos determinar a potência elétrica necessária:

  • O número de aparelhos elétricos em casa;
  • Que uso se dá a estes aparelhos, e quantos são utilizados simultaneamente;
  • O número de pessoas que habita em casa.
  • Ter em conta se a casa dispõe de uma instalação monofásica ou trifásica.

 

Como determinar a potência a contratar?

A seleção da potência a contratar é o que determina a quantidade de equipamentos eletricos que poderá utilizar em simultaneo.
Quanto mais equipamentos eletricos tiver em sua casa e/ou desejar utilizar em simultaneo, maior será a potÊncia que precisará de contratar.
Em Portugal a potência mais contratada é 3,45 kVA.

Se tem dúvidas sobre a potência que deve contratar, aceda ao nosso simulador onde poderá selecionar os equipamentos que deseja utilizar em simultaneo e descubrir a potência recomendada para a sua casa.

Existem ainda outras opções: pode contratar os serviços de um técnico eletricista, que irá calcular o consumo energético com base nas suas necessidades. Ou, em alternativa, também calcular manualmente o seu consumo energético, somando as potências e a quantidade de aparelhos em sua casa.

 

O que acontece se tiver menos ou mais potência contratada do que necessito?

Caso tenha uma potência contratada inferior à que necessita, é provável que, utilizando um número considerável de eletrodomésticos, o disjuntor possa disparar, cortando o fornecimento de energia por um breve período de tempo. Isto acontece porque é detetada uma sobrecarga de energia em casa.

No caso de ter contratada uma potência superior aquela realmente necessária, não existe hipótese de sobrecarga. No entanto, a sua fatura de eletricidade terá um preço inflacionado, uma vez que quanto maior for a potência contratada, maior será o preço do mesmo.