Tudo o que precisa saber sobre Mobilidade Elétrica e Carros Elétricos
Apostamos na mobilidade elétrica como ferramenta essencial rumo a um planeta mais limpo e um futuro mais sustentável.
Mobilidade Elétrica
Apostamos na mobilidade elétrica como ferramenta essencial rumo a um planeta mais limpo e um futuro mais sustentável.
As pessoas e o planeta em primeiro lugar
O planeta atravessa atualmente uma das fases mais críticas da sua existência. Os vários anos de emissões constantes de gases com efeito de estufa para a atmosfera deram origem a alterações climáticas que põem em risco o ecossistema e põem em causa as condições de vida de milhões de pessoas, animais e plantas em todo o mundo. Agir agora é da maior importância.
Efeitos das alterações climáticas:
- 2,2ºC de aumento da temperatura global entre 2018 e 2022.
- +22% aumento da intensidade da precipitação nos últimos 50 anos na região mediterrânea.
- 487 mil milhões de euros de perdas financeiras na UE causadas por eventos climáticos extremos nos últimos 40 anos.
- 3,46 milhões de km2 de gelo perdidos desde 1979 no Ártico.
Fonte: Conselho Europeu
Porquê a Mobilidade Elétrica?
Evolução da Mobilidade Elétrica na Europa
Os números falam por si. A mobilidade elétrica na Europa faz cada vez mais parte de um estilo de vida atual e responsável para com o planeta.
Crescimento VE
130
milhões de veículos elétricos
estimados para 2035
Adoção VE em 2021
1 em 5
novos veículos registados em 2021
eram elétricos
Necessidades de carregamento
+65
milhões de pontos de carregamento
necessários até 2035
Fonte: EY
Ações de carregamento elétrico por localização e tipo de carregador
28,681
1,990
1,359
1,870
55,875
3,876
2,327
3,274
2030
28,681
1,990
1,359
1,870
2035
55,875
3,876
2,327
3,274
Carregadores lentos
Carregadores intermédios
Carregadores rápidos
Carregadores ultrarrápidos
(n%) - indica a share das ações de carregamento do respetivo ano
Fonte: EY
História dos Veículos Elétricos
Apesar de ser vista como uma tendência recente com inúmeras vantagens a nível económico e ambiental, a mobilidade elétrica conta já com praticamente dois séculos de história.
Século XIX
Primeira Metade
Século XIX
Segunda Metade
Século XX
Primeira Metade
Século XX
Segunda Metade
Século XXI
Apesar de já existir alternativa para o transporte coletivo de pessoas e mercadorias através da recente ferrovia, a mobilidade individual ainda continuava a ser assegurada por carruagens de tração animal. Industriais e engenheiros da época investiam grande parte do seu tempo e esforço para resolver este problema. A invenção da eletricidade no século XIX viria a oferecer-lhes a solução que tanto procuravam.
1817: Karl von Drais, um nobre prussiano, inventava o velocípede (ou “Draisine”), uma versão primitiva da bicicleta que marcaria o início do transporte individual mecanizado sustentável.
1828: O inventor e engenheiro húngaro Ányos Jedlik cria o primeiro motor elétrico do mundo por volta de 1828.
1834: O ferreiro americano Thomas Davenport constrói um dispositivo semelhante que funcionava numa pista circular eletrificada.
1832-1839: O escocês Robert Anderson cria o primeiro protótipo de um carro tradicional alimentado por células elétricas algures entre 1832 e 1839, ao acoplar uma bateria e um motor a uma carruagem.
1837: O escocês Robert Davidson cria a primeira locomotiva elétrica.
Ilustração do século XIX de uma escola de equitação Draisine em Londres.
Ilustração do século XIX de uma escola de equitação Draisine em Londres.
1859: O cientista francês Gaston Planté inventa as baterias recarregáveis de chumbo-ácido, fazendo com que fosse possível armazenar energia para que um veículo elétrico funcionasse autonomamente.
1881: A inventora francesa Camille Faure apresenta um novo modelo de bateria recarregável com uma maior capacidade. Estes avanços permitiram ao engenheiro Gustavo Trouvé, seu conterrâneo, apresentar nesse mesmo ano um triciclo acionado por um motor elétrico na Exposição Internacional de Eletricidade em Paris.
1888: Surge o primeiro carro elétrico na Alemanha, fruto do trabalho do inventor e empresário Andreas Flocken. Tratava-se de uma charrete de quatro rodas, com um motor de 0,7 kW e uma bateria de 100 kg, que podia chegar a 15 km/h.
1899: Os carros elétricos começam a ganhar popularidade. O "Columbia Electric" é o primeiro carro elétrico a ser vendido comercialmente nos Estados Unidos.
Ilustração de um homem a conduzir um dos primeiros carros elétricos na década de 1890.
Ilustração de um homem a conduzir um dos primeiros carros elétricos na década de 1890.
No princípio do século XX o carro elétrico é um êxito. O seu baixo nível de ruído, a ausência de odor ou de fumo que sujasse os seus ocupantes e a facilidade com que permitia as deslocações diárias, faziam com que os veículos elétricos fossem a forma preferida de deslocação da altura, em particular das elites, devido ao seu preço elevado.
1900: Um terço dos carros que circulavam nas estradas dos EUA em 1900 eram elétricos. Os seus primeiros utilizadores comerciais foram os taxistas de Nova Iorque, a que se seguiram os taxistas de Londres e Berlim e os grandes hotéis, que possuíam frotas de carros elétricos para transportar os seus hóspedes.
1906: Os carros elétricos começam a perder popularidade devido ao aumento da disponibilidade de carros a combustão mais baratos e com maior autonomia.
1912: A última fábrica de carros elétricos nos Estados Unidos fecha as suas portas.
1916: O inventor Hugo Cecil Gibson lança o Autoped, a primeira trotinete elétrica, em Nova Iorque.
Ilustração de um dos primeiros táxis elétricos, muito populares nos EUA e Europa no início do século XX.
Ilustração de um dos primeiros táxis elétricos, muito populares nos EUA e Europa no início do século XX.
1950: Apesar de já ter sido inventado em 1935, o carro de golfe elétrico é disponibilizado para uso público em 1950.
1972: O aumento dos preços dos combustíveis fósseis ajuda a relançar o mercado dos veículos elétricos. Em 1972 a GM lança o "Electrovair II", um carro elétrico experimental.
Anos 70: O surfista e skateboarder californiano Scott Olson inventa o primeiro skate elétrico para ajudar os surfistas a deslocarem-se junto à praia mais rapidamente.
Anos 90: As bicicletas elétricas, apesar de já terem sido inventadas anos antes, verificam um ressurgimento nos anos 90 graças aos esforços de empresas japonesas como a Yamaha e a Panasonic e ao desenvolvimento de sensores torque.
1996: A GM lança o "EV1", o primeiro carro elétrico de produção em massa da era moderna lançado por um grande produtor automóvel.
1997: A japonesa Toyota lança o "RAV4 EV", um veículo elétrico de produção em massa, com vista ao cumprimento das leis californianas de emissões zero.
Fotografia do EV1, o primeiro veículo elétrico de produção em massa da era moderna da General Motors. (CC BY-SA 2.0)
Fotografia do EV1, o primeiro veículo elétrico de produção em massa da era moderna da General Motors. (CC BY-SA 2.0)
O maior destaque dado às alterações climáticas e os compromissos assumidos por várias nações de emissões zero, assim como as acentuadas flutuações do preço dos combustíveis fósseis, dá uma nova força e dinamismo ao mercado dos veículos elétricos. No século XXI deixam de ser vistos como “o futuro”, passando a ser encarados como uma realidade.
2002: Surge o Segway, um veículo elétrico de duas rodas que se move através de uma plataforma de equilíbrio.
2003: A Tesla Motors é fundada com o objetivo de produzir veículos elétricos de alto desempenho.
2008: Dois anos depois da sua revelação ao público em 2006, a Tesla inicia a produção do "Roadster", o primeiro carro elétrico de produção em massa de alto desempenho.
2014: As primeiras bicicletas elétricas de uso partilhado começam a ser utilizadas em grandes cidades.
2017: O fenómeno das trotinetes elétricas partilhadas chega às grandes cidades através da empresa Bird.
2019: A Lime lança o primeiro veículo elétrico de três rodas, o "Lime-S", projetado para ser mais estável do que as trotinetes convencionais.
2020: A Tesla torna-se no primeiro fabricante automóvel a atingir a marca de 1 milhão de carros elétricos produzidos e 10% dos carros a circularem nas estradas norueguesas são totalmente elétricos.
Um posto de carregamento elétrico da Iberdrola, com abastecimento de energia 100% limpa.
Um posto de carregamento elétrico da Iberdrola, com abastecimento de energia 100% limpa.
O nosso compromisso com a mobilidade elétrica em números
Enquanto para alguns a mobilidade elétrica pode ser vista como uma fonte de lucro, para a Iberdrola - pioneira mundial na área da energia verde - é parte indissociável da sua essência. Através da implementação de várias medidas associadas ao seu Plano de Mobilidade Sustentável iniciado em 2016, a Iberdrola afirma diariamente o seu compromisso para com a sustentabilidade e o meio ambiente.
+ 2500
pontos de carregamento em vias públicas em Espanha e Portugal
20
carregadores em simultâneo num banco de carregamento inteligente
10000
carregadores super rápidos ?Hypernova? desenvolvidos pela Wallbox
5
minutos de carregamento na maior estação ultrarrápida do sul da Europa
Carregamento elétrico: Como podemos ajudá-lo?
Carregar em Casa
Carregar o seu veículo elétrico em casa nunca foi tão fácil, cómodo e seguro.
Carregar fora de Casa
Carregar o seu carro longe de casa será mais conveniente, fácil e seguro.
App Iberdrola Carregamento Público
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Fora do escritório ou longe de casa: carregar os seus veículos será mais conveniente, fácil e seguro.
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