Contadores de gás natural
10 nov 2022
Simples, fáceis de ler e igualmente fáceis de comunicar. Dispositivos responsáveis pela medição do consumo de gás natural numa habitação, os contadores de gás são uma ferramenta que lhe permite pagar apenas o que é justo e nem mais um cêntimo.
O fornecimento de gás natural traz, evidentemente, um contador de gás natural. Este contador de gás natural é propriedade do operador da rede de distribuição, que é responsável pela manutenção, substituição e leitura do mesmo. O quão espaçada é essa a leitura, depende do consumo anual de gás natural. Legalmente, estabelece-se que, até 10 000 m3, o operador da rede de distribuição irá assegurar uma contagem de dois em dois meses.
Caso não seja possível recolher uma leitura ao longo de um período de seis meses, seja porque nenhuma leitura nos é comunicada ou porque o acesso ao contador não nos é facilitado, o operador da rede de distribuição fará uma leitura extraordinária do contador depois de estabelecida uma data entre as duas partes. Caso não haja resposta num prazo de 20 dias, o fornecimento de gás natural poderá ser cortado.
Porque devo fazer a leitura?
Por uma simples razão: todos queremos pagar aquilo que é justo pelo que consumimos, e o gás natural não é exceção. Mas para que isso aconteça, a forma mais simples e eficiente é comunicar a leitura no período temporal indicado na sua fatura. Assim, em vez de se sujeitar a uma estimativa de consumo, receberá uma fatura com o seu consumo real.
Não tenho contador. Como solicito um?
Para iniciar um contrato de fornecimento de energia de gás natural em sua casa, é necessário efetuar a instalação do contador de gás natural. Para isso, poderá entrar em contacto com a Iberdrola para aderir a um plano de gás. A Iberdrola trata de todo o processo de agendamento da instalação do contador junto do distribuidor da sua área de residência.
Para isso, precisará apenas dos seus dados pessoais, da morada de fornecimendo e do CUI (Código Universal de Instalação), que poderá encontrar numa antiga fatura de gás do imóvel ou na documentação relativa ao contrato de arrendamento ou compra do imóvel. Lembre-se que a instalação de um contador de gás natural obriga à já existência de energia elétrica e àgua, pelo qual deverá assegurar que tem ambos os serviços instalados na data de agendamento da instalção do contador.
Após a instalação do contador de gás natural, quando começa o fornecimento?
O fornecimento de gás natural fica automáticamente ativo aquando da instalação do contador.
Por fim, garanta que faz o agendamento da Inspeção Gás para a mesma data e hora da instalação do contador de gás natural.
Partilhar
Tópicos relacionados
Outros artigos que lhe podem interessar
-
15 de Janeiro 2025
Na hora de poupar, toda a ajuda conta. Saiba como poupar energia e reduzir a sua fatura mensal com estas dicas úteis.
-
10 de Janeiro 2025
Como é constituído o preço da electricidade
Certamente já olhou para a sua fatura da eletricidade e questionou-se sobre a sua complexidade e variabilidade.
Saber o que siglas como “kWh” ou “kVA” significam, ou identificar quais as taxas fixas e as que podem variar pode não ser a tarefa mais intuitiva.
Para gerir de forma eficiente os seus gastos energéticos, na sua casa ou negócio, é fundamental interpretar o que está a pagar ao certo. Ler e compreender o detalhe das suas faturas é uma ferramenta de informação para a poupança. Com este artigo vamos clarificar esse processo! -
23 de Dezembro 2024
O que é a potência contratada?
Não existe fornecimento de eletricidade sem antes se definir qual é a potência contratada. Mas o que é, e para que serve?