Faltou a Luz: o que devo fazer?

  • Casa Verde

Faltou a Luz: o que devo fazer?

21 de Novembro 2022

6 min de leitura

Conheça as razões pelas quais pode ocorrer uma interrupção de energia e, o mais importante, as verificações básicas que deve saber e fazer quando isto acontece.

De certeza já lhe aconteceu mais do que uma vez enquanto estava tranquilamente em casa e, de repente, um apagão. Tudo fica às escuras e a primeira coisa que faz é ir buscar o telemóvel para acender a lanterna. Mas o que fazer e para onde ligar quando se fica sem luz? É uma pergunta que talvez nesse momento não consiga responder porque não conhece as opções.
Com este artigo explicamos as razões pelas quais pode ocorrer uma interrupção de energia e, o mais importante, as verificações básicas que deve saber e fazer quando isto acontece.

Porque motivos ficamos sem luz?

Há muitos motivos para ficar sem luz. Em alguns casos pode ser por motivos de instalação, e noutros por um incidente ocorrido com a distribuidora. Pode haver ainda um terceiro culpado na interrupção da sua eletricidade.

Instalação Elétrica

Entre os fatores mais comuns pelos quais pode ficar sem luz destacamos:

  • Consumir mais potência do que a contratada: Por exemplo, se tiver um contrato de 1200W, e ligar equipamentos e eletrodomésticos que ultrapassem este consumo, irá disparar o disjuntor.
    Desta forma, se tentar consumir mais potência do que a contratada, não faltará muito para que o disjuntor dispare, o qual se desconecta automaticamente para proteger a rede elétrica do espaço, ou também pode disparar se detetar um tipo de curto-circuito.
  • Problema de derivação da corrente terra: no seu painel de interruptores pode notar-se que existe um com o nome de interruptor diferencial. Este dispara quando detetada uma falha na derivação da corrente à terra de qualquer equipamento ou corpo conectado. A sua função não é proteger a rede elétrica, como faz o disjuntor, mas sim proteger as pessoas da casa de possíveis derivações elétricas.

Distribuidora

Quando fica sem luz nem sempre a culpa é sua. Ainda que não aconteça com tanta frequência, pode ser que a interrupção de energia seja por causa da distribuidora.

Isto acontece quando ocorre uma falha na linha ou rede elétrica que leva a corrente até sua casa. Quando estas falhas acontecem, não só você pode ser prejudicado, mas também pode afetar blocos inteiros de outras casas, e até uma cidade inteira.

Entre os exemplos mais simples podemos referir:

  • Quando cai um objeto ou árvore sobre a rede elétrica;
  • Sobrecarga na rede (ao cair um raio, tempestade ou terremoto);
  • Problemas na central.

O que fazer quando fica sem luz?

A primeira coisa que deve verificar é se o problema teve origem por sua causa ou da distribuidora. Nesse sentido, deve ir ao quadro de eletricidade, reparar nos interruptores e confirmar que estão todos para cima, ou seja, ligados corretamente.

Se algum dos interruptores estiver para baixo, tente subi-lo. Se, ao fazê-lo, continua para cima e tudo voltar à normalidade, é porque resolveu o problema de luz. Se, ao subir o interruptor este volta a descer, é porque existe um problema maior.

Assegure-se de se lembrar: O que ligou recentemente? Os equipamentos estão todos ligados corretamente? ou Há algum cabo em mau estado? Desligue todos os equipamentos até encontrar a causa do curto-circuito e demais falhas.

No caso de todos os interruptores estarem para cima, mas não haver luz, então a causa é a sua distribuidora. Existem duas opções: espere uns minutos até que se reestabeleça o serviço ou ligue para a sua distribuidora de energia.

Se tiverem passado várias horas desde que ficou sem luz, é importante que, quando ela voltar em sua casa, verifique alguns eletrodomésticos, como o congelador e frigorífico. Retire os alimentos que começaram o processo de descongelamento, para prevenir.

Picos de energia, eletrodomésticos avariados

Por vezes questões de mau tempo podem causar picos de energia que, por sua vez, podem causar avarias nos eletrodomésticos. A Iberdrola através do seu Serviço de Proteção de Eletrodomésticos previne gastos inesperados.

Para além disso, enviaremos um técnico qualificado a sua casa para reparar o equipamento, sem pagar custos de deslocação e com oferta de 3 horas de mão-de-obra.

Como prevenir-se quando fica sem luz por interrupção da distribuidora?

  • Procure uma lanterna a pilhas: por segurança, tente circular o mínimo possível no escuro. Caminhe devagar e tenha cuidado para não cair ou tropeçar enquanto procura a lanterna.
  • Não suba ou desça escadas: nunca o faça até ter uma lanterna na mão.
  • Desligue os equipamentos: assim evita sobrecargas quando a luz voltar.
  • Não saia de casa a não ser que seja necessário.
  • Se tem crianças ou pessoas mais velhas em casa, ajude-as imediatamente com uma lanterna. Recomende que permaneçam no mesmo sítio durante a interrupção de luz.
  • Se puder evitar, não use velas: assim previne possíveis incêndios.
  • Se estiver frio, não abra portas ou janelas, assim consegue preservar o calor do espaço. Use roupas ou mantas de inverno.
  • Mantenha o frigorífico fechado: assim conserva a temperatura dos alimentos durante umas horas.
  • Confirme se o exterior está também às escuras e que é uma falha de luz geral. Se vir casas ou edifícios com luz, significa que a falha provém da sua casa ou prédio.

Para onde ligar quando fica sem luz?

Se passado algum tempo o serviço de luz ainda não se tiver reestabelecido, é hora de ligar para a sua comercializadora ou distribuidora de energia.

Na Iberdrola, para evitar todo este tipo de problemas e esperas, contamos com um Serviço de Urgências Elétricas que permitirá que, se ficar sem luz, tenha assistência em menos de 3 horas.

Tenho direito a indeminização no caso de ficar sem luz?

Se o problema não tiver origem por sua causa, pode pedir uma indeminização pelo corte de energia. Para que a solicitação seja aceite, deve cumprir várias condições:

  • Não deve ser um corte do fornecedor por motivos ambientais (como uma tempestade);
  • Não pode ser um corte de luz devido a obras previamente notificadas;
  • Não pode ser uma interrupção do fornecedor de força maior.

A indeminização deve chegar no primeiro trimestre do ano seguinte à falha de energia e está calculada em função das horas da interrupção do fornecedor de eletricidade, ou de acordo com o número de cortes de luz.